Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quarta-feira, julho 16, 2008

VinhoaCopo Convida - 03/jul: descrições de prova

Ora bem. Já passaram quase duas semanas desde o primeiro jantar VinhoaCopo Convida. Andei um pouco na preguiça este tempo e só agora me decidi sentar à frente do portátil para escrever as linhas que se seguem.

O jantar decorreu no restaurante Nariz de Vinho Tinto, tal como anunciado. Não me vou alongar nos comentários. Importa apenas referir a forma extraordinária como fomos recebidos pelo seu proprietário, o (Sr.) António Inácio. Deu-nos a liberdade total para deambular pelo restaurante como se estivéssemos em casa. Muito obrigado!

Sigo directo aos vinhos que é por isso que ainda temos meia-dúzia de leitores. Tirando o primeiro e o rosé, todos os outros foram inicialmente provados de rótulo tapado (pelos outros, pois fui eu quem tapou os rótulos :)). Por ordem de abertura:

Qt. Roques Encruzado Branco 2006 (Dão) +
Pouco aromático. Toque fumado da madeira. Um branco com algum corpo. Fruta contida. Pouco falador.

Terra de Tavares Branco 2005 (Dão) *
Mais frutado que o anterior. Leve tropical. A boca apresenta uma muito forte acidez. Ligeiramente desconjuntado.

Adegaborba.pt rosé 2007 (Alentejo) *
Cor rosa choque. Fácil. Consegue aliar o doce dos frutos vermelhos com um toque de acidez que, se bebido bem fresco, não o permite cair no enjoativo.

Qt. Portal Grande Reserva Tinto 2000 (Douro)
+
Cor mostra já sinais de evolução. Primeiros acastanhados. O aroma também já denuncia o passar do tempo. Notas de algum couro. A boca mostra-nos um vinho em fase de transição. Abandonados os traços evidentes da fruta madura, ficam as notas mais complexas. Final prolongado com algum ardor alcoólico.


Campolargo Calda Bordaleza Tinto 2006 (Bairrada)
Cor perto do preto. O aroma ligeiramente reduzido. Primeiro impacto não é agradável. Notas quentes de madeira e algumas notas animais. Melhora com arejamento. A boca é portento de frutos pretos e garra. Grande estrutura e boa acidez. Um vinho potente e que precisa de tempo em garrafa ou comida que lhe aguente a pujança. Penalizado pelo aroma.


Terra de Tavares Touriga Nacional Tinto 2005 (Dão) *
Notas características de Touriga. Aroma penetrante, ligeiramente (atrevo-me) adocicado. A boca mostra-se mais dura. A fruta está protegida por uns vivos e muito presentes taninos. Forte acidez. Um vinho pouco domado. Feito à moda antiga, e sem facilitismos, por um produtor que não abdica destes princípios.


Qt. Falorca Garrafeira Tinto 2003 (Dão)
Cor impecável. Sem traços perceptíveis da passagem do tempo. Aroma muito agradável e equilibrado. Ainda tem traços de fruta, mas contida, com notas típicas do Dão. Tudo isto num registo complexo e elegante. A boca, apesar da presença ainda de alguns taninos e de acidez elevada, já se apresenta num estado em que se bebe com muito prazer. Com boa complexidade, presença e nada cansativo. Um muito bom vinho. É um dos vinhos do Dão que mais gostei.

Solera 1847 Oleroso Doce (Espanha-sherry)
Cor castanha a casca de cebola. No aroma sobressaem os torrados. Os caramelizados fortes. A boca confirma-nos este nariz. Apesar do doce próprio deste tipo de vinho, o que me fica é o excesso de sabor queimado provocado pelo sistema Solera. Algo desequilibrado nesse sentido. Torna-se pesado e quente. Enfim, desagradável. Não gostei.



Antes do vinho de sobremesa surpresa, os mais duros – leia-se, o camisola amarela Cristo e o rei da montanha JPD – ainda atacaram outro vinho ao qual achei por bem não ir a jogo. A título de curiosidade: Morgadio da Calçada Grande Escolha Tinto 2005 (Douro).

Após o café, em jeito de remate final, foram abertas duas aguardentes vínicas, que tinham sido oferecidas ao nosso camisola amarelo como prenda de aniversário atrasada fazia uma semana. Uma, é uma curiosa aguardente de vinho moscatel chamada Espírito da JMF. A outra, é um dos mais recentes produtos da Qt. de Cabriz. Também aqui apenas molhei os lábios para provar a primeira. Surpresa: sabia mesmo a moscatel. :)

Não haverá VinhoaCopo Convida no mês de Agosto pois a malta, pelos vistos, gosta mais de sol e banhos do que vinho. Assim, saltamos um mês e, em principio, o próximo jantar será no dia 04 de Setembro. Até lá!

Um abraço,
A malta do VinhoaCopo.blogspot.com


p.s.(1) Notas: (+) trazido pelos participantes; (*) oferta/amostra de produtores.
p.s.(2) Estas descrições de prova e classificações atribuídas são de minha
responsabilidade e só me comprometem a mim, como é evidente.

1 comentário(s):

Pedro Sousa P.T. disse...

Também achei o Qta. Falorca Garrafeira a estrela da noite, mas o Calda bordeleza também brilhou.
Foi um excelente convívio. Em princípio lá nos vemos em Setembro.
Abraço.

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates