Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, março 17, 2008

Prémios da Essência do Vinho

Em qualquer feira de vinhos internacional a parte dos prémios atribuídos é sempre motivo de destaque e na Essência do Vinho não se fica atrás, há logo 2 prémios: o PRÉMIOS ESSÊNCIA DO VINHO e o TOP 10 DE VINHOS PORTUGUESES (Prova Internacional).

Dos prémios queria destacar alguns resultados: fiquei a saber que para o painel português (estou a supor) e para o painel internacional os melhores vinhos tintos portugueses são, respectivamente, o Encontro Baga 2005 e oChocapalha Reserva 2005, como ainda não provei nenhum devem imaginar a minha ansiedade para o fazer; o Paulo Laureano continua na sua caminhada para oEstrelato; a Célia Lourenço afinal ainda prova em nome da BlueWine; já começam a aparecer bloggers nos painéis de jornalistas, fico muito satisfeito por ver os nossos companheiros bloggers (a
Gabriella e o Ryan) do Catavino neste papel, merecem porque fazem um excelente trabalho.

E os resultados foram:

Prémios Essência do Vinho

Melhor Produtor - SOGRAPE

Melhor Enólogo - PAULO LAUREANO

Melhor Vinho Tinto - ENCONTRO BAGA 2005 | BAIRRADA

Melhor Vinho Branco - ESPORÃO RESERVA 2007 | ALENTEJO

Melhor Vinho Generoso - BURMESTER VINTAGE 2005 | VINHO DO PORTO

Prémio Mérito e Excelência - JORGE MONTEIRO | Presidente do IVDP


Júri
Não temos informação de quem foi júri para a atribuição destes prémios.



Top 10 de Vinhos Portugueses
Brancos
COVELA ESCOLHA 2006 | Minho

Tintos
CHOCAPALHA RESERVA 2005 | Estremadura

HERDADE DOS GROUS RESERVA 2005 | Alentejo
INCÓGNITO 2005 | Alentejo

QUINTA DOS CARVALHAIS ÚNICO 2005 | Dão

QUINTA VALE D. MARIA 2005 | Douro

QUINTA DO VALE MEÃO 2005 | Douro

QUINTA DA TOURIGA-CHÃ 2005 | Douro

QUINTA DO COUQUINHO RESERVA 2005 | Douro


Vinho do Porto Vintage

TAYLOR'S VARGELLAS 2005 | Porto


Júri:
Alemanha: Felicity Cárter (Wine Business International)
Argentina: Daniel López Roca (Argentina Wines Magazine)
Austrália: Ken Gargett (Wine Writer), Colin Gaetjens (Wine Writer)
Brasil: Jorge Lucky, J. A. Dias Lopes (Revista Gula)
Espanha: Luis Gutierrez (El Mundo e blue Wine), José Peñin (Sibaritas e Guia Peñin), Gabriella Opaz (Catavino), Ryan Opaz (Catavino), Guillermo Campos (Correio Galego)
Itália: Francesco Craca (Wine Writer)
Portugal: Célia Lourenço (blue Wine), Rui Falcão (blue Wine), Manuel Moreira (blue Wine)
Polónia: Marek Biénczyk (Magazyn Wino)
República Checa: Roman Novotny (Vino Revue)
Reino Unido: Charles Metcalfe (Wine Writer), Matthieu Longuère (Sommelier), Andrew Catchpole (Decanter), Christine Austin (Yorkshire Times)
Suécia: Peter Ulleryd (Stajla Netmagazine)
USA: Elanor Heald (Quarterly Review of Wines e Practical Winery and Vineyard), Ray Heald (Quarterly Review of Wines e Practical Winery and Vineyard), Mari Stull (The Vino Vixen, WineTaste TV )

1 comentário(s):

rui disse...

Ricardo,
neste TOP 10, o importante era saber quais foram os BOTTOM 90. Ou seja, que vinhos participaram. Um top sem sabermos que vinhos foram a concurso não nos diz muito. Faz-me lembrar uma anedota que o me pai me contava quando era mais novo: "Um gajo para o amigo gabava-se que tinha ficado em segundo na volta a Portugal em Bicicleta" e quando o o outro lhe perguntou quantos correram, ele respondeu "eramos dois". Também fiz a mesma observação aquando do Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados - que vinhos concorreram para sabermos a quem é que estes (os melhores) ganharam. Se não, isto é lista sem interesse nenhum.

Já dou mais valor às listas de melhores de um guia de vinhos ou de uma revista que em principio provou mais de 80% de vinhos no mercado e quase de certeza provou todos os supostos melhores. Pelo menos nesse caso existe uma base sobre a qual se podem tirar alguns conclusões.

Outro caso engraçado é o do "Melhor vinho tinto do mundo é Português", é como abre a peça de reportagem na SIC Noticias sobre o Syrah 2005 da Casa Ermelinda Freitas. Ao que parece, num concurso em prova cega perante outros 3000 vinhos de todo o mundo, foi considerado o melhor. É caso para perguntar se os 8 vinhos que ficaram à frente do mesmo no último painel de prova de Syrah da RV faziam parte dos 3000 vinhos derrotados? Ou se este Syrah foi provado pela Júri Internacional da Essência do Vinho (apenas sabemos que não está no TOP10)?

Como diria o outro: "Prémios de Melhores Vinhos? Há muitos!"

:)
RC

p.s. De qq modo e apesar de tudo, parabéns à Casa Ermelinda Freitas. Não é todos os dias que um vinho português (apesar de "estrangeirado") ganha um prémio importante destes. Para quem quiser ver a noticia da SIC - http://videos.sapo.pt/PulWBHRFUghEzh1Mn1VB

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates