Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, abril 03, 2006

Barca Velha 1999

"Informação Técnica de Barca Velha 1999

Notas de Prova

Barca Velha 1999 tem uma cor vermelha viva, profunda e muito intensa. A sua grande riqueza aromática advém-lhe das uvas muito maduras e por isso de grande concentração. Estão evidentes os aromas primários das castas utilizadas, os de envelhecimento em madeira nobre e os provenientes da maturação em garrafa, num conjunto que lhe confere grande complexidade. Predominam os aromas de fruta muito madura (amora, ameixa, cassis), de flores (violetas), de especiarias (baunilha, pimenta), balsâmicos (cedro) e outros constituintes complexados pela evolução em garrafa (aromas de farmácia, iodo, etc). À boca, apresenta um excelente equilíbrio entre álcool e acidez, fruto da apurada selecção e lote das castas nativas, tendo um final muito persistente, fino, elegante e delicado. Uma das suas principais características é o seu corpo e a grande estrutura que apresenta, que lhe irá proporcionar uma notável longevidade. Com grande potencial de guarda, Barca Velha 1999 ser consumido desde já ou guardado alguns anos.

Sugestões de Consumo

Vinho misterioso e cheio de emoções, Barca Velha convida à selecção de um ambiente discreto e requintado, assim como a escolha da companhia com quem será partilhado este ritual revelador. Saborear um Barca Velha exige uma preparação cuidada de acordo com a exigência do momento. Idealmente, a garrafa deverá ser colocada “ao alto” na véspera e aberta 2 a 3 horas antes de ser servido. Com tantos anos de garrafa, deverá ser decantado cuidadosamente para separar o seu sedimento natural. Depois de devidamente decantado, deve ser saboreado com calma, acompanhado por pratos mais cuidados de carne, caça e mesmo alguns queijos, com sabores requintados e bem integrados. Recomenda-se que seja servido à temperatura de 17º-18º.

Ano vitícola 1999

Globalmente, o Inverno e a Primavera na Região Demarcada do Douro foram muito secos e com temperaturas acima dos valores normais, sobretudo nos meses de Fevereiro e Março, o que provocou um abrolhamento precoce. O défice de precipitação originou situações de stress hídrico nas videiras desde esta altura, as quais se agravaram nos meses seguintes, com consequências negativas a nível da floração e do vingamento. Nos meses de Agosto e Setembro, registaram-se precipitações em valores superiores aos normais, o que levou a equilibrar um pouco a maturação, assegurando, sobretudo um bom desenvolvimento dos cachos. A vindima de 1999 iniciou-se em 10 de Setembro no Douro Superior e em 18 de Setembro no Cima Corgo.A situação climática excepcional da Quinta da Leda, as suas exposições e diferentes altitudes, e os níveis de precipitação sistematicamente muito baixos evitaram situações adversas, tendo as uvas atingido maturações ideais e sendo vindimadas nas melhores condições.

Castas

Barca Velha é, desde a sua criação, elaborado com uvas seleccionadas no Douro Superior, a diferentes altitudes. As castas escolhidas são as Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto Cão, provenientes da Quinta da Leda e de outras vinhas situadas a altitudes mais elevadas, obtendo assim o equilíbrio natural e mantendo o estilo e selecção de qualidade que há décadas criou este vinho único.

Vindima e Vinificação

Originalmente vinificado pela Casa Ferreirinha na adega do Meão no Douro Superior, Barca Velha é actualmente vinificado na adega da Quinta da Leda, equipada com os mais recentes sistemas de vinificação. As uvas seleccionadas são vinificadas por castas separadas ou em lotes, escolhidos à mão, na vinha e/ou à recepção na adega. As uvas totalmente desengaçadas e suavemente esmagadas são encaminhadas para cubas de inox e/ou lagares robóticos, para maceração e fermentação alcoólica, com remontagem intensa, sob temperatura controlada automaticamente. Uma longa maceração de cerca de 21 dias permite aos constituintes de qualidade da película da uva madura passar ao vinho.

Maturação e Estágio

Os vinhos que potencialmente criam um Barca Velha, são transportados para V.N.Gaia, imediatamente após a maceração, e iniciam a sua «elevage» ou maturação durante cerca de um ano a um ano e meio (dependendo do lote e da vasilha em causa) em barricas de madeira de carvalho Francês novo, com 225 litros de capacidade. O lote final de Barca Velha é elaborado com base na selecção continuada dos melhores vinhos, depois de inúmeras provas e análises efectuadas durante a maturação aos diferentes lotes e barricas existentes. Nesta selecção muito cuidada reside o verdadeiro segredo do Barca Velha. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca Velha é engarrafado sem tratamento sendo natural a formação de depósitos. A garrafa deve ser mantida deitada.

Produção e Longevidade

A Casa Ferreirinha produziu cerca de 30,000 garrafas de Barca Velha 1999. Apesar de pronto a consumir no momento da sua apresentação, Barca Velha 1999 tem um longo potencial de guarda e evolui positivamente em garrafa. O apogeu? Talvez 15-20 anos após colheita, prevendo-se contudo que se mantenha «vivo» por um período até hoje indeterminado.

Detalhes técnicos:

Álcool: 13,5º
Acidez Total: 5,30 (tart)
Açúcar : 2,5 gr / lt.
pH: 3,45
"

retirado de lusowine.com

8 comentário(s):

rui disse...

Perguntas:

- Já está à venda?
- Qual o preço de saída?

João disse...

Só está à venda no Clube 1500 a 65€ a garrafa. Para o público só em Junho.

rui disse...

Esperemos então!

Anónimo disse...

Bom dia,

Não sei se será o lugar adequado para colocar esta questão, mas, se alguém me pudesse esclarecer o seguinte..

- Qual será a melhor edição de Barca Velha, 1991 ou 1995?

Ou não se podem comparar?

Agradeco as vossas opiniões (se é que tal veredicto existe ou se já o provaram..)

Cumps,
Luis

Anónimo disse...

Está à venda no Belas Shopping de Luanda, pela módica quantia de 500USD, e em péssimas condições de armazenamento, a garrafa está de pé, com um foco de luz em cima...mas possivelmente pouco tempo durará no escaparate.

Anónimo disse...

boas meus senhores!

Tenho para venda, um vinho BARCA VELHA de 1957, em prefeito estado de conservação.

SE houver alguem interessado, estou aberto a ofertas, podendo disponibilizar fotos, que pemitirao ver o estado de conservação da garrafa.

O meu email é:
pjmaia10@hotmail.com

obrigado!

Unknown disse...

Tenho Barca Velha de 1978, duas garrafas que pretendo trocar por mais recentes. Preços a combinar. escreva para mariasaraiva@yahoo.com

Gonçalo disse...

Tenho 8 garrafas de Barca Velha 1999 para venda em perfeito estado de conserveção.De 14 foram abertas 4 e estavam deliciosas!
sgoncalo@hotmail.com

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates