Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, dezembro 18, 2006

Carta ao Pai Natal

Natal, cada vez é mais difícil de passar sem nos perdermos na confusão consumista que nos assola por estas alturas. Prendas para aqui, prendas para ali, filas intermináveis nas lojas que aproveitam esta altura para aumentar os preços para salvar a facturação do ano. É por esta altura que nos surgem sempre as dúvidas acerca do que comprar para este ou para aquele, quero comprar uma lembrança, ou comprar algo mais, quantas pessoas não adoptaram já o método de fazer uma lista de presentes que realmente queriam para não receberem desilusões. Ora é aqui o vinhoacopo vai prestar um verdadeiro serviço público aos enófilos deste país, peço-vos para colocarem aqui os nomes de 5 vinhos que gostariam mesmo de receber de prenda de Natal, e quando alguém vos perguntar o que querem receber já os podem encaminhar para aqui para verem a vossas listas de sonho.

Eu vou colocar aqui a minha mais tarde, também nos comentários. Aproveito também para esclarecer que o vinhoacopo não vai comprar prendas de Natal a ninguém, não fiquem com ilusões.

RR

21 comentário(s):

rui disse...

Ricardo,

Antes que o Pai Natal fique atolado de pedidos, cá vai:

Torre do Esporão 2004 (Alentejo)
Charme 2004 (Douro)
Conde de Santar 2004 (Dão)
Qt. Noval Vintage 1963
José Maria da Fonseca Moscatel Roxo Superior 1971 (Moscatel)

Os dois primeiros porque já provei em algumas ocasiões mas nunca os “bebi realmente”, com calma, numa boa refeição junto dos amigos. O terceiro para tentar fazer a pazes com o Dão. O vintage para perceber o que verdadeiramente vale o ano de 63. E o último porque nunca provei um moscatel com tanta idade e muito menos roxo, além de só terem sido feitas 500 garrafas. Toda a gente gosta de ser único.

Feito o pedido, espero que o Pai Natal esteja bem de finanças. :)

RC

Chapim disse...

Caros são só 5???
Então fico pelos nacionais...E nem vou aos generosos...
Charme 2004
Guru 2005
Torre do Esporão 2004
Pintas 2004
Sol Lewit

Chega por mim...

Anónimo disse...

Perdoem-me a falta de patriotismo, mas aqui vai...

Chateau Lafleur 2000 (Pomerol)
DRC Romanée-Conti 2002 (Borgonha)
Leroy Richebourg 2002 (Borgonha)
E. Guigal La Turque 2003 (Côte-Rotie)
Roger Sabon Le Secret des Sabon 2003(Chateauneuf du Pape)

Não quero que pensem que não gosto do néctar nacional, mas já que é o Pai Natal a pagar deixem-me sonhar...Festas Felizes com boas botelhas à mistura.

João Barbosa disse...

sem olhar a datas nem a preços...
echezeaux de romanée conti
chateau laffite puillac
chateau margaux
petrus
um tokay essencia, já que esses só mesmo para a realeza...

rui disse...

Ainda bem que fui o primeiro a pedir pois eu estava a prever que iria haver malta a esticar-se nos preços.:)

Um abraço,
RC

p.s. Há rumores que o Pai Natal, nos últimos anos, virou “novo mundo” em termos de gosto e deixou de oferecer vinhos franceses. Ouvi dizer ... pode não ser verdade.:)

Anónimo disse...

Bom como sempre me ensinaram que a pedir não se deve ser modesto aqui vai o meu Natal de sonho que persigo há alguns anos, com alterações de ano a ano, que nunca consegui lá chegar, mas que ainda tenho esperança.
Para abrir e "fazer boca" Veuve Clicot Le Grand Dam 1990.
Seguido de um branco seco Bourgogne de 2000 não importa qual, desde que se tenha aguentado até ao meu Natal para acompanhar uns filetes de polvo com arroz do mesmo.
Um Chateau Laffite Rothschild 1950 para competir com Petrus 1982 e moer o bacalhau.
Para terminar e dar gosto a todos os doces conventuais e não só Quinta do Noval 1963 Vintage.
Eu avisei que não ia ser modesto
Bom Natal AJS

Pingas no Copo disse...

Epá malta um bom Natal!
A minha lista pode ser simplesmente o cumulativo dos outros pedidos. O trabalho já está feito...

PS- Rui estou a ver que tens de visitar o Dão comigo.

Abrações
Rui Miguel

rui disse...

Rui,

eu percebo pouco de matemática, mas o cumulativo das anteriores não resulta em mais de 5 pedidos? Parece-me que estás a querer enganar o Pai Natal nas contas. :)

Fica aceite o convite.

Um abraço,
RC

rui disse...

Caros,
já percebi que no imaginário da maioria dos nossos leitores/comentadores, os vinhos franceses ainda dominam. Não sei se é porque parece mal (existe algum receio que a comunidade web nos fique a olhar de lado) sonhar com vinhos “novo mundo” ou porque está realmente enraizada essa suposta verdade absoluta: são os melhores e mais caros. Assim sendo, falei com o Pai Natal e pedi-lhe que me concedesse mais 5 desejos para partilhar com “a malta dos franceses” (reparem que não é tudo para mim):

Penfold’s Grange (Australia)
Felton Road Block 5 (Nova Zelândia)
Harlan Estate (USA)
Ridje Monte Bello (USA)
Stag’s Leap “SLV” (USA) – para perceber como é o vinho que iniciou a revolução.

Um abraço,
RC

p.s. é uma provocaçãozita. :)

João de Carvalho disse...

Godolphin Shiraz/Cabernet Sauvignon 2004
Amon-ra Shiraz 2004

Mountford Estate Chardonnay 2004
Mountford Estate Pinot Noir 2004

Vega Sicilia Unico 1994
Mas d´en Compte Blanc 2001

Henri Bonneau 1996
Domaine du Pégau Cuvée da Capo 2003
Petrus 2001
DOMAINE LEFLAIVE Grand Cru 2004

Oremus Eszencia 1995
Château d’Yquem 2001

EGON MULLER Scharzhofberger 02 Riesling Beerenauslese GK 1995
BASSERMAN-JORDAN Jesuitengarten Riesling TBA 1971
HERMANN DÖNNHOFF Brücke Oberhausen Eiswein GK Riesling 2004

Pronto depois enviar para a morada que já sabe qual é...

João de Carvalho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Agradam-me todas as "cartas ao Pai Natal", mesmo as Novo Mundo...é desta que o Polo Norte abre falência!!!!

Apesar de não ter nada contra o chamado novo mundo e, já ter bebido belos vinhos d'além mar, a "velha" Europa continua a comandar o meu imaginário vínicola. Devo dizer que as poucas experiências que tive com os "monstros europeus" foram inesquecíveis...concordo, no entanto, que os preços roçam o ridículo e que nenhum vinho vale € 500 ou mais...

Anónimo disse...

Casal da Eira tinto
Teobar branco
Camilo Alves (tanto faz)
O Que a Cepa Deu tinto
Cacho Dourado branco

;-)

rui disse...

Caro alcoólico anónimo, tenho que confessar que, dentro dessa gama, o meu preferido é o "Pega Rija" do Ribatejo. :)

Um abraço,
RC

teste disse...

Aqui vão as minhas escolhas, vou resumir-me aos tintos.

(IT)Casanova di Neri, Brunello di Montalcino 2001 - Nº1 da WS, é sempre uma curiosidade

(FR)Chateau Le Pin Pomerol 1998 - um dos vinhos míticos

(PT)Batuta 2004 - Um dos grandes produtores portugueses, os Batuta são sempre uma referência.

(PT)Vale Meão 2004 - O Vale Meão 2003 é uma maravilha, quero ver melhor como está esta edição

(PT)Torre do Esporão 2004 - uma novidade que promete

Vamos ver se o Pai Natal está bem disposto ou não.

Anónimo disse...

Barca Velha 1999
Charme 2004
Batuta 2004
Poeira 2004
Pintas 2004
Vale Meão 2004
Vale D Maria 2004
Vallado Reserva 2004
Redoma Branco Reserva 2005

Anónimo disse...

A escolha do anonymous é muito boa mas mostra uma fixação unica do douro. Já agora sugeria-lhe dentro da região para equilibrar mais os brancos um Guru, Maritavora ,Cidrô ou La Rosa. Não se vai arrepender e vai ver que também se começam a fazer bons brancos no douro.AJS

Anónimo disse...

Caro ajs, tem razão. O Douro é a minha paixão. Mas também gosto de produtores de outras regiões: Campolargo, Alvaro de Castro, Esporão, Alorna, D.Maria, entre outros. Mas o Douro...
É verdade, o Poeira 2004 já cá canta. Um dos pais-natal veio mais cedo! :-)

rui disse...

Mau, então o Pai Natal já passou por aí e não deu um pulinho aqui À minha casa. Calão. :)

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

5 prendas?
Então cá vai:

Uma caixa dos vinhos de cada Douro Boy

Niepoort Garrafeira 1931

Uma caixa dum branco das vinhas de Montrachet

Uma caixa do tal italiano, o melhor vinho do mundo

Uma magnum vintage de 63 ou de 45

João Barbosa disse...

Estou zangado, muito zangado! o velho não me deu uma única daquelas que eu pedi aqui! vou amuar! Entretanto, bom ano para todos e com bons vinhos! Saúde!

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates