Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Fim de Semana da Loucura

Neste fim de semana a cidade do Porto torna-se a capital nacional do vinho. A saber: durante os dias 16, 17 e 18 de Fevereiro decorre no Palácio da Bolsa o evento vínico “Essência do Vinho – Porto 2007” e na sexta-feira à noite decorre no Centro de Congressos da Alfândega do Porto o jantar de entrega dos prémios da Revista de Vinhos “Os Melhores do Ano”. Ou seja, não haverá cão nem gato que não rume à cidade invicta. O João Geirinhas da Revista de Vinhos teve a amabilidade de convidar a malta aqui do blog (também somos animais de Deus) para participar no jantar de sexta e, já que teremos que apontar os carros a norte, vamos tentar dar um pulinho ao Palácio da Bolsa. Mata-se dois coelhos de uma cartuchada (no século XXI já não se usam cajados).


Prémios “Os Melhores do Ano” da RV

Esta é a décima edição da entrega destes prémios anuais. Numa tentativa de colagem a Hollywood, podemos até afirmar que estes prémios são os nossos “Óscares” do vinho português. Além dos vinhos, são galardoados as entidades e as pessoas que directa ou indirectamente “fazem” os vinhos.

Estive a olhar para lista das categorias de prémios e para Revelação do Ano proponho como prémio colectivo: “todos os blogs sobre vinho que apareceram, e foram bastantes, em Portugal no último ano”. Um prémio que homenageia a iniciativa, a paixão, o descaramento e o espírito de todos aqueles que de forma amadora se atreveram a opinar sobre vinho e tudo que o rodeia. Malta, estou já a fazer lobbing.:)


Essência do Vinho – Porto 2007

Se a Revista dos Vinhos tem o Encontro do Vinho em Lisboa, a Blue Wine tem a Essência do Vinho no Porto. Se calhar, seria mais correcto afirmar que a Essência do Vinho tem a Blue Wine, ou não? Adiante.

Dando uma vista de olhos no site da Essência do Vinho descobre-se o programa das festividades. E que grande programa. É tão repleto e variado que eu, ao percorre-lo, mais parecia um miúdo numa loja de doces que quer provar tudo mas só tem uma nota de cinco que a avó lhe deu por ter feito 8 anos. Quem tudo quer, tudo perde. E neste caso penso que este ditado se pode aplicar a dois lados: organizador e consumidor. O excesso de oferta é muitas vezes contraproducente pois confunde e divide o consumidor. Até posso estar enganado mas gostava de saber o número de participantes em cada uma das sessões que decorrem paralelamente ao evento. Dirão alguns, “é se preso por ter cão e preso por não ter”. Têm razão!

Este evento, sendo mais recente que o Encontro com o Vinho efectuado em Lisboa, tenta, por isso mesmo, apresentar-se de forma mais dinâmica (desde logo a existência de site), diferente, apostando numa comunicação mais arrojada e com eventos mais mobilizadores (destaco a Wine Party no Sábado). Não faz mais do que a sua obrigação. Quem vem atrás tem procurar formas de ultrapassar a lebre que vai na frente. Por exemplo, também neste evento se vai efectuar uma classificação dos melhores vinhos portugueses. Neste caso, o TOP 10. No entanto, ao contrário da RV, o júri terá críticos internacionais numa tentativa de imbuir o ranking de maior prestígio. Se os anteriores são os Óscares, estes tendo a imprensa estrangeira por trás, poderão ser chamados, numa retorcida metáfora cinematográfica, os Globos de Ouro.


P.S. Sei que não seremos o único blog presente no Porto pois o Nuno do Saca-a-Rolha também já escreveu que andará por lá. Acredito que haverá, dos vários blogs, mais gente presente e portanto será mais um encontro de bom convívio com muita coisa para contar (até porque do nosso lado vai o camisola amarela:) ).

12 comentário(s):

Pingas no Copo disse...

O prémio colectivo para os Blogs, para todos sem excepção. COMPLETAMENTE DE ACORDO.

Anónimo disse...

O prémio colectivo para os Blogs é justo. O trabalho desenvolvido, ainda que seja individual, complementa-se perfeitamente. Espero que o lobby funcione. Parece que também vou estar no jantar dos Óscares. Vai ser mais uma oportunidade para nos revermos. Já agora porque não estarem no jantar que o Paulo do Vinho da Casa está a organizar. Para mais com o Camisola Amarela o prazer é redobrado. AJS

rui disse...

Caro ajs,

o Paulo do Vinho a Copo já nos convidou e eu respondi-lhe que ainda não sabia quantos íamos e quantos dias ficávamos. Neste momento já sei quantos vamos (4) mas não sei quantos ficam para Sábado ao jantar (acho que, por exemplo, o Camisola Amarela quer já estar em Lisboa por volta do jantar de Sábado). Ou seja, as coisas ainda estão um pouco indefinidas.

Eu, em princípio, fico até Domingo mas depende do resto dos meus “camaradas”, pois queríamos racionalizar os carros que levamos e acomodar os compromissos de todos.

Um abraço,
RC

Chapim disse...

O prémio para os blogs parece-me inteiramente justo. Desta forma tão pessoal e pouco filtrada consegue-se chegar a públicos normalmente ausentes do mundo do vinho.
Apesar de não ir ao jantar dos Óscares, com muita pena minha, mas isto de comentar blogs terceiros ainda não dá direito a convite, também irei estar pelo Porto nessa altura. Assim espero rever-vos na Essência e no jantar de sábado.
A ausência do camisola amarela é uma pena mas isto da Volta a Portugal só ganha quem se portar bem nas etapas de montanha!
Boas provas!

Cristo disse...

Mais importante que tudo, para ganhar a camisola amarela, é não faltar aos treinos!

Ainda estou com alguma esperança de comparecer na grande etapa de sábado. Vou ver se consigo, mas não prometo nada.

Um abraço,
CA

João de Carvalho disse...

O Copo de 3 também vai estar presente no jantar de dia 16, portanto até sexta-feira :)

João de Carvalho disse...

Amigo Cristo não te preocupes, ainda tens a camisola verde da regularidade e a das bolinhas da montanha, mas essa é minha desde os tempos de ciclismo :)

rui disse...

Ó Cristo, na vez de te chamar Camisola Amarela, se calhar passo-te a chamar o Papa Camisolas!

LOL
RC

NOG disse...

Quantos mais formos nos jantares de sexta e de Sábado melhor será o convívio.

Abraços a todos,

N.

Paulo Pacheco disse...

a vida são dois dias
..
e o carnaval três

é carnaval!!!!

onde já se viu fazer feiras no fds do carnaval?????

razão tinha o "outro" em querer acabar com o dito...

VinhoDaCasa disse...

Eu como é obvio vou lá estar presente!

Sexta vou ao jantar da entrega dos prémios, mas sábado e domingo estou a tarde toda no Palácio.

Deixo aqui o meu cellphone no caso de quererem beber um copito por lá.

916005100
Abraço
Paulo Silva

teste disse...

Aparentemente vou ser o único ausente desses grandes eventos. Mas estou certo que os meus companheiros me representarão à altura.

Boa viagem a todos e que bebam boas pingas.

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates