Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quarta-feira, março 19, 2008

Evento Gastronómico Peixe em Lisboa arranca em Abril

A Associação de Turismo de Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa vão organizar um evento gastronómico diferente em Lisboa durante o mês de Abril.

Entre os dias 5 e 13 de Abril irá decorrer no Terreiro do Paço a primeira edição do “Peixe em Lisboa”, um evento gastronómico que tem como objectivo divulgar os produtos genuínos de peixe e marisco que podem diferenciar a cozinha da cidade de outros destinos no sul da Europa.

Entre outras coisas podemos encontrar no evento: chefes de cozinha / degustações restaurantes /harmonizações / provas de vinho / cozinha ao vivo /mercado gourmet

A produção do evento está a cargo da Essência do Vinho / Blue Wine.

Feita a introdução ao evento, quero deixar aqui a minha opinião sobre o mesmo. Esta primeira edição ainda aparenta alguma timidez no que diz respeito à dimensão do evento, mas tenho a dizer que é um conceito com um potencial tremendo, é uma ideia bastante diferenciadora dos tradicionais eventos gastronómicos em que o foco está no produto final e não tanto nos seus ingredientes. O Peixe e o Marisco são, de facto, uma imagem de marca da nossa cozinha que pode e deve ser mais explorado em termos de imagem turística, temos o produto, temos a capacidade de trabalhar o produto, apenas não temos ainda a capacidade de catapultar o produto para os escaparates internacionais.

Espero que esta iniciativa possa contribuir de alguma forma para essa imagem melhorada da nossa cozinha, que apesar de ainda não ter conseguido modernizar-se por completo já iniciou esse processo há alguns anos e tem tido uma evolução interessante. O exemplo de Espanha é, como em muitos outros sectores, um exemplo a seguir, conseguem neste momento ser uma referência para a gastronomia internacional, através de um voltar às origens, ou seja, utilizando técnicas e tecnologias modernas para servir os sabores e os produtos tradicionais, julgo que esse deve ser também o nosso caminho.

Podem ver mais informações sobre o 1º Peixe em Lisboa no seu site oficial: http://www.peixemlisboa.com/.

Vou tentar não falhar.

0 comentário(s):

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates