Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quinta-feira, junho 05, 2008

VinhoaCopo Convida / 29mai – Notas de Prova

Tal como nas edições anteriores, publico apenas hoje e em post separado as minhas notas de prova. Algumas notas prévias:

- As provas no evento decorreram em prova cega para os outros. Eu claro, sabia que vinhos eram e em que garrafas estavam.

- Não se pode dizer que tenha andado em contra-ciclo com os restantes mas mais uma vez não andei muito alinhado. Nomeadamente, no vinho que a maioria mais gostou. Fui o único que deu um 4 ao Qt. Perdigão Reserva e o único que não gostou de um vinho, Cedro do Noval.

- Quem acompanha os posts que faço trimestralmente, com as minhas notas de prova, sabe que os vinhos são quase todos provados/bebidos em refeições/petiscos e em convívio. Esta forma de provar “a seco” é nova para mim e, já confessei aqui, não é do meu agrado. Prefiro ter tempo para beber um copo valente, ou mesmo dois do mesmo vinho, e ver como ele se comporta no tempo. Fazendo um juízo crítico, eu diria que os vinhos provados nas sessões do VinhoaCopo Convida vão ser, provavelmente, quase todos subvalorizados na nota que lhes atribuirei.
Reportando-me ao post anterior, vamos acabar com esta maneira de provar, pelo que, para mim, é um alívio.


Os Vinhos da Prova


Qt. Perdigão Reserva 2005 (Dão)
Aroma mais frutado dos três, apresentando mesmo no inicio da prova notas um pouco doces. Abre no copo e toma conta do aroma um fundo levemente tostado da madeira. A boca é mais séria que o nariz. Mais contida, menos exposta, a mostrar-se um vinho moderno do Dão mas sem excessos. Está um bom vinho para beber já.



Qt. Marias Garrafeira 2005 (Dão)
Aromas balsâmicos. A boca mostra-nos um vinho com nuances marcadamente vegetais. Final com forte acidez, prolongado e ligeiramente taninoso. Um vinho que neste momento faz jus ao designativo "garrafeira". Feito para estar na garrafa mais uns tempos. Caso contrário, necessita de um prato que lhe "absorva" a acidez.



Cedro do Noval 2005 (Douro)
Aroma marcado pelos tostados fortes da madeira. Eventualmente algum couro/notas animais. A boca apresenta também bastantes notas vegetais. Menos prolongado que o anterior pois tem menor acidez mas com ligeiro amargor final. Os taninos ainda se fazem ouvir. Claramente prejudicado pelo aroma que não me agradou nada. As duas garrafas apresentaram-se semelhantes ao nível do aroma.




A ver o que nos espera o próximo VinhoaCopo Convida (versão 2) no dia 03 de Julho.

0 comentário(s):

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates