Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

terça-feira, dezembro 09, 2008

O Vinho a Copo começa a ter o seu lugar

O Vinho a Copo começa a ter nesta altura um lugar de cada vez mais importância no panorama enófilo nacional, sendo que não me estou, obviamente, a referir ao nosso blog, refiro-me sim a algumas apostas que começam a aparecer na distribuição de vinho que tendem a valorizar o Vinho a Copo como forma de potenciar as vendas de vinho de qualidade em Portugal.

No fim de semana passado fui, como de costume, na minha voltinha saloia, almoçar à Ericeira. Foi um hábito que ganhei desde que me mudei para Mafra, e em boa hora o ganhei pois são sempre momentos de descontracção que estão apenas a 5 minutos de casa. Um dos meus sítios preferidos é o restaurante César, não pela comida que não é melhor nem pior do que os restaurantes bons na Ericeira, mas pela localização, é sempre um regalo um almoço num dia de sol junto à janela com vista para o mar.

Foi nessa incursão ao César que fiquei a conhecer o conceito Wine for You da PrimeDrinks. Uma aposta na divulgação no Vinho a Copo que, apesar de ainda ter alguns aspectos a melhorar, é de louvar. Penso já ter escrito algumas vezes por aqui que não entendia qual o motivo pelo qual as empresas de distribuição de vinho não tinham a mesma atitude de apoio à restauração que as cervejeiras, ou seja, fornecer equipamentos, leia-se copos e materiais para divulgação, para que o vinho ganhasse algum destaque. Em termos de conceito tenho a dizer que a ideia é óptima, disponibiliza as cartas de vinhos, os suportes para as garrafas, os autocolantes para divulgar a iniciativa e sobretudo os copos. Onde é que eu acho que podem melhorar, em primeiro colocaria um nome em português, em segundo apostaria em equipamentos de conservação do vinho por vácuo (no César fazem-no por iniciativa própria) e equipamentos de conservação da correcta temperatura de serviço e em terceiro lugar apostaria em copos um pouco melhores.

Podemos ver alguma informação sobre o projecto da PrimeDrinks aqui.

Resumindo, uma excelente iniciativa que ainda tem alguns aspectos onde melhorar mas que merece os meus mais sinceros parabéns. Espero que outros lhes sigam o exemplo.

3 comentário(s):

Anónimo disse...

Acho que seria pessimo implementar o sistema das cervejas no sector do vinho na restauração. Nas cervejas só á 2 fornecedores. As empresas oferecem copos, merchandising, máquinas, etc, mas ós restaurantes só podem vender a cerveja deles e as bebidas que distribuem. Se acontecesse o mesmo no vinho era um desastre.
Quem é que gostava de ir a um restaurante e só ter vinhos da Sogrape ou só distribuídos pela Vinalda? Sempre os mesmos em todos os restaurantes. Um desastre.

Anónimo disse...

Realmente era muito esse sistema para o vinho! E mesmo ia perder todo o explendor, todo o ritual de abrir uma garrafa de vinho!

Tá muito bom o blog!

Muito humor!
http://pedemonio.blogspot.com/

Anónimo disse...

Queridos amigos: Ping!
Eu tenho um amigo em Taiwan para acoplar em casa vivo site de cozinha, não sei se você pode e em seu blog o link para outro, de modo que a partilha de todos?
Se você concorda, então você pode enviar uma carta a informar-me, por favor? Muito obrigado!
O seguinte é o meu nome e site de URL e E-mail, mas também espero que você sempre pode visitar o meu site ︿ ︿ Oh, eu desejo-lhe paz e felicidade a cada dia!
Site Name: 系統傢俱廚具
Website: http://www.cthome.com.tw
E-mail:ericpme0615@hotmail.com

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates