Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Blogs – Uma oportunidade perdida! por João Geirinhas

Engraçado este comentário do João Geirinhas no "seu" novo site. "Blogs – Uma oportunidade perdida!
João Geirinhas, Os blogs de vinho andam chatos!"

Não somos nem queremos ser comentadores profissionais.

Não temos nem queremos ter obrigação de escrever.

Se surgimos foi porque o que existia simplesmente não servia para discussão, era "dominado" por meia dúzia de intervenientes com os seus interesses escondidos e mascarados nas notas e comentários.

Engraçado é falar agora de papo cheio, como quem chegou triunfante para arrasar a concorrência.

Meu caro, originais somos nós todos que não ganhamos um tostão com os nossos comentários.

Ninguém nos paga pelos horas dispendidas a conversar e a apreciar este nosso denominador comum que é o vinho.

Pelo contrário, somos todos nós "cópias e imitações" como nos chamou, que lhe pagamos mensalmente o seu ordenado com as nossas assinaturas e idas a eventos por vós organizadas.

Fazemo-lo por gosto.

Gastamos dinheiro neste hobbie por gosto.

Espressamos a nossa opinião por gosto- "Peço desculpa Srº Drº por ser diferente da sua (ou dos seus interesses ...)".

Somos nós, através dos nossos meios de comunicação, que trazemos amigos e conhecidos para esta área.

Sem nós, "cópias e imitações", vocês não são tinham crescido.

Sem nós, "cópias e imitações", V. Exas. "Os Originais" ainda tinham um site desinteressante e sem participação.

Resta-me agradecer a Deus por ser tão benevolente e ter mostrado o Caminho da LUZ a esse senhor Original.

7 comentário(s):

rui disse...

João,

Ninguém te pode acusar de chato depois de uma resposta dessas :)

Eu li a “Nota Solta” do João Geirinhas com simpatia.

Achei que foi um raro momento de introspecção e autocrítica. Se nós (os blogs) emitamos (na quase) perfeição os tiques dos originais torna-se inevitável concluir que também ele acha penoso ler sempre as mesmas enfadonhas descrições de prova e verificar que os vinhos acabam sempre por oscilar entre o 15,5 e o 17,5. É chato, eu percebo.

Foi também um risco ousado a estratégia de comunicação do novo site da RV. Comprar uma guerra com os blogs após 5 dias de Internet traz a exposição e a publicidade necessária ao site se todos os blogs lhe responderem nos respectivos espaços. Como Director Comercial lá deverá saber que não existe coisa como má publicidade.

Está no seu direito. Nós aqui no blog tb já criticámos a RV. Agora somos nós a aguentar a bomboca.

Só considerei uma coisa menos conseguida. O veículo da opinião. Porquê em “Notas Soltas” e não colocar um novo tema para discussão no fórum do site da RV?

Tanto este, como os outros blogs, permitem o direito de resposta online. Contra-argumentação. Feedback imediato e não controlado (excepto má-educação). Nesse aspecto inovámos. Tenho pena que, a RV nesta nova aventura da Internet, não tenha neste aspecto copiado os blogs. Eu não tinha ficado ofendido.

RC

Pingus Vinicus disse...

Eu li a coisa. O problema é não saber quem o original ou quem é a cópia.

Pedro Sousa P.T. disse...

Amigo João, e caros amigos do vinho a copo e dos outros blogs.
Eu nem sei o que dizer sobre este assunto, sinceramente. Mas julgo que se está a dar importância a mais ao assunto. Eu nem me dei ao trabalho de ir espreitar o "novo" site. Prefiro andar por aqui, e pelos outros blogs, acho que é bem melhor. Eu até me sinto bem, e até vou a eventos organizados pelos blogs, neste acaso aqui o vinho a copo. Hei-de lá ir, sim, mas por curiosidade... já agora, quando é que faz um jantarinho??? É isso é que intressa.

Um abraço

João disse...

Concordo que podemos estar a dar importância de mais ao assunto, mas se o blog não é para escrevermos o que pensamos, então mais vale não escrever nada.

Não gostei nem achei simpatia nenhuma do lado dele.

No mesmo sentido que aqui sempre todos tiveram um espaço dedicado ao direito de resposta, na RV estão mais "protegidos" neste aspecto.

Mas concordo com o Pedro Sousa, vamos é falar de jantares que o pessoal gosta é do convivio

rui disse...

Entretanto o Alentejano do Copo de 3 já fez o favor de levar a discussão para o Fórum da RV. Sítio de onde, continuo a dizer, deveria ter partido originalmente a opinião do João Geirinhas (especialmente tratando-se de um opinião pessoal e não vinculadora da RV, como o próprio esclarece no decurso da discussão).

Quanto a jantares, não está fácil. Mas estamos a tentar marcar um jantar especial. :)

Um abraço,
RC

Ligurio disse...

Eu penso que o principal problema está no facto de não se ter compreendido o modelo de relacionamento pessoal que nos foi trazido pelas ferramentas de redes sociais. Apesar de ainda existirem algumas publicações de referência em diversos domínios, está-se a generalizar a abertura e partilha de conteúdos on-line fundamental para dar a conhecer determinadas matérias e com isso possibilitar que cada um dos interessados possa ele próprio trabalhar em torno da partilha e do aprofundamento do conhecimento. Este conceito bem trabalhado pelos responsáveis de marketing pode trazer muitos benefícios e notoriedade para as marcas.
A existência de blogs tem permitido de uma forma generalizada conhecer vinhos que dificilmente se teria acesso tendo em atenção a forma como os canais de distribuição funcionam. Esse trabalho tem sido feito na minha opinião pela comunidade e não pelas revistas. Por exemplo têm criado a mistificação que o Valle Pradinhos Branco só se consegue com reserva prévia, destinado aos melhores clientes, produção ultra restrita, quase um segredo. Mentira. Se considerarem valer o esforço desloquem-se a Mirandela, desfrutem a paisagem, comam muito bem e comprem o que quiserem nas lojas locais.
Por último parece-me acertada a critica relativamente às classificações. Na realidade a escala é de seis pontos (14-20) e não de vinte, para além de pessoalmente considerar ser um pouco difícil diferenciar um vinho de dezasseis e outro com dezasseis e meio. Um vinho é bom ou não é bom. O que me parece completamente despropositado é facto de ser considerado que as pessoas responsáveis pelos blogs gostam de falar sozinhas porque raramente recebem feedback, mas isso não quer dizer que as outras não consultem, usem e partilhem as informações publicadas. Antes pelo contrário.

JoJo Wilson disse...

目前流行的FACEBOOK都歡迎你的來訪喔!每天的資訊就到生活報報尋找吧!植牙除了選擇醫師之外專業性之外,當然就要比較人工植牙價格囉!我推薦一個優質的牙醫診所讓您參考看看~

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates