Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

O futuro dos blogs de opinião

A Revista dos Vinhos aproveitou a entrega dos Prémios de Melhores do Ano para anunciar o ressuscitar do site oficial da revista. Este acordar do mundo dos mortos teve o cuidado de ser feito com alguma ponderação. Não será uma obra-prima do ponto vista estético mas também não foi isso que o levou anteriormente ao estado de coma induzido. Existem dois aspectos que, a meu ver, são essenciais para o sucesso desta nova vida na internet. A base de dados de classificações de vinhos e o fórum de discussão.

A base de dados de classificações de vinhos era um dos calcanhares de Aquiles do antigo site da RV. Tinha muito lixo. Pouco estruturado, homogeneizado e uniformizado. Confuso e, na prática, inútil. Esta nova versão surge de forma consistente, apesar de ainda só ter provas recentes (espero que seja carregado histórico), e eficiente (bom sistema de ajuda na identificação de nomes de vinhos a partir de uma palavra).

O outro calcanhar de Aquiles, não tivesse este dois pés, era a participação e interacção dos leitores: inexistente. Neste ressurgimento, a RV percebeu que os leitores de hoje não se contentam com a leitura passiva. Gostam de responder. Contra-argumentar. Criticar. Fazer ouvir a sua voz. Porventura, o aparecimento dos Blogs e Fóruns de discussão na internet, ajudou a aumentar o universo de leitores realmente exigentes. Não é surpresa, portanto, que a RV tenha incluído neste lavar de cara um fórum de discussão. De forma inteligente, centra em si um conjunto de opinadores (no melhor dos sentidos) que se encontram dispersos em vários blogs (incluindo neste) e, ao mesmo tempo, retira a cada um destes (blogs), inevitavelmente, algum do protagonismo que estes tinham na ausência de uma entidade aglutinadora (especialmente, os desalinhados com a NovaCrítica).

É normal portanto perguntar: continuará a fazer sentido manter um blog de opinião de forma autista, falando para dentro e sozinho?

5 comentário(s):

Anónimo disse...

Depois do que foi dito sobre os blogs, meter o link da Revista de Vinhos, um site com menos Rank Google que o vosso, onde quem perde são vocês ?

Pela originalidade dos blogs.

rui disse...

Caro 1 Amigo,

este post foi colocado pouco antes da "Nota Solta" do JG. Acredito ter sido mera coincidência este facto.

Não retiro nada ao que escrevi. Porventura agora, acrescentava.

A verdade é que com a polémica que houve, o centro da discussão passou dos blogs para o fórum da RV. A maioria dos bloggers está inscrito e participa activamente no fórum da RV. Reclamando todos nós (bloggers) a falta de tempo, é normal que se estamos ocupados a comentar num sitio, não podemos estar noutro. A curto prazo é natural que se assista a uma concentração de opinião (de bloggers) nesse (e nos outros) fórum mais aglutinador de atenções.

Num fundo, se se quiser alargar o âmbito do meu comentário, tentava fazer pensar os bloggers para o seu papel no internet.

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Se isso acontecer é porque somos efectivamente muito pequenos.
Basta vir o papão que desistem logo. Vão correr para os braços da mãe. "Eles são grandes"

Se os blogs começarem a equacionar a sua desistência é porque a massa cinzenta não era muito.

Como leitor anónimo é uma enorme machadada na opinião do consumidor.

Depois, não se esqueçam que o Fórum da Revista de Vinhos não é imune às modas.

Por amor de Deus

pollicino disse...

I have visited your blog.Do You want visit the my blogs for an exchange visit?Grazie.
http://internapoli-city.blogspot.com/

美麗資訊攻略站 disse...

33.Live Keywords:
眼袋 狐臭 削骨 雙眼皮 開眼頭 縫雙眼皮 割雙眼皮 韓式隆鼻 果凍矽膠 內視鏡隆乳 隆乳 除疤

34.Hot Keywords:
除疤 傢俱 隆乳 拉皮 歐化廚具 抽脂 玻尿酸 廚具工廠 果凍矽膠 脂肪移植 廚具 白蟻防治

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates