Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

sábado, julho 22, 2006

Vinho da Madeira

O João Pedro já havia experimentado esta abordagem sem muito sucesso, mas eu vou arriscar de novo para ver o que dá.

Vou passar uns dias de Agosto na nossa bela ilha da Madeira, mais exactamente no Funchal. Como ando há uns tempos com grande vontade de me introduzir nas provas de vinho da Madeira (falha grave, eu sei), vou aproveitar estes dias para fazer umas visitas e umas provas. Venho por isso pedir a vossa ajuda, no sentido de me orientarem no caminho a percorrer, ou seja, por onde começar, quais as casas mais seguras para comprar, o que recomendam para eu trazer e experimentar daqui a uns anos, o que recomendam para beber agora.

Pelo que me tenho apercebido temos leitores muito conhecedores dos vinhos portugueses (não estou a ironizar) e como tal agradecia-vos imenso uma ajuda.

Nota: já tenho o guia de vinhos generosos do JPM, mas gostava de ouvir as vossas opiniões.

7 comentário(s):

Anónimo disse...

Pela dimensão e pela qualidade e representatividade acho que deve visitar a Madeira Wine Company, dos Symington - Blandy's, Cossart Gordon, Leacock's, Miles - se o responsável de enologia , Francisco Albuquerque estiver por lá, e disponível, vai ver que quando a capacidade e conhecimentos técnicos se juntam ao entusiasmo, o resultado é muito bom! Nas mesma rua, se bem sei, será um must visitar e conhecer como era feito o vinho da Medeira, e, se calhar, só já o será ali, Artur Barros e Sousa. Nunca lá fui e gostava de ver o sistema de canteiro a funcionar. Depois conte!

Leonardo de Araújo disse...

Companheiros,
Comecei um blog de vinhos também. Sou brasileiro, mas estaremos cobrindo muitos vinhos portugueses neste segundo semestre.
Li sobre Madeira e tenho muita curiosidade, porém não é todo dia que encontramos garrafas em nosso mercado.
Aguardarei o retorno da viagem para conhecer o relato.
Convido a conhecer o blog:
Viva o Vinho!

Se quiserem, podemos trocar links

Um brinde.

avental disse...

Não precisava de ir tão longe, a não ser pelas férias. O Gambrinus tem vinhos da Maeira do séc. XIX tão espessos, escuros e aromáicos que nem o Alberto João lhos arranjaria. Com o dinheiro do bilhete não saía mais daquele balcão...

avental disse...

Caiu-me o d. De dente. Madeira.

rui disse...

Caro Leonardo,
um brinde para si tb e espero que o seu blog faça sucesso no Brasil. Principalmente, se escrever sobre vinho português.

Um abraço,
RC

rui disse...

Ricardo,

Vasculhei os nºs antigos da Revista de Vinhos e descobri na edição de Janeiro/2005 (nº 182) um artigo e painel de prova sobre vinhos da Madeira.


Contactos dos principais produtores:

Madeira Wine Company, SA (Blandy)
Rua dos Ferreiros, 191, Funchal
291740100
Centro de Visitas
Av. Arriaga, 28, Funchal
291740110

Justino Henriques
Parque Industrial da Cancela, Caniço
291934257

H.M. Borges
Rua 31 de Janeiro, 82, Funchal
291223247

Artur Barros e Sousa
Rua dos Ferreiros, 109, Funchal
291220622

Henriques & Henriques
Sitio de Belém, Câmara de Lobos
29194551/2

Pereira D’Oliveira
Rua dos Ferreiros, 107, Funchal
291220784

Vinhos Barbeitos
Estrada Monumental, 145, Funchal
291761829


Os vinhos que no painel obtiveram notas iguais ou superiores a 16 (atenção que estas provas já levam mais de ano e meio):

Blandy Boal 1964 (74€)
Blandy Terrantez 1975 (75€)
Barbeito Boal 1978 (39€)
H.M. Borges Colheita 1995 (10€)
Justino’s Terrantez Old Reserve (70€)
D’Oliveiras Boal 1983 (38€)
Henriques & Henriques Colheita 1995 (11€)
Henriques & Henriques Verdelho 15 anos (18€)


Houve um restaurante que foi considerado como digno de deslocação (pelo que percebi não é fácil dar com o sitio):

Cantinho da Serra
Laranjas – Estrada do Pico das Pedras – Santana
291573727

Um abraço,
RC

cj disse...

provas com um ano e meio para um vinho da madeira é como se tivessem sido feitas ontem.

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates