Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Provas 2006/4º Trimestre

Este post, enquanto eventual guia de provas, é uma perfeita inutilidade. As notas aqui apresentadas são tão subjectivas que podem levar ao engano do leitor que as utilize como referência para compras futuras.

Os vinhos e as notas apresentadas são assumidamente o reflexo da capacidade de prova e do gosto particular de cada um dos membros deste blog. Estes foram os vinhos que cada um quis e conseguiu beber neste período, não tendo havido qualquer intenção das provas serem temáticas, organizadas por preços ou representativas das várias regiões vinícolas portuguesas. Só são apresentados os vinhos para os quais nós considerámos ter havido condições de prova justas para os mesmos. A esmagadora maioria dos vinhos foram provados às refeições e em convívio. Uns vinhos foram decantados e outros não.

Esta divulgação deve ser encarada pelo leitor como uma partilha de consumidor para consumidor. Constitui um histórico de provas efectuadas por consumidores normais que apenas gostam muito de vinho.

As notas são apresentadas em número de rolhas (1-5) e seguem uma escala de GOSTO:
5 – Gostei Extraordinariamente. Quero beber muito mais.
4 – Gostei muito. Quero beber mais.
3 – Gostei. Há falta de melhor bebe-se com agrado.
2 – Não gostei. Só volto a beber se não houver mais nada.
1 – Não gostei mesmo nada. Não me apetece voltar a beber.


A partir da nota 3 foi criada a meia-rolha de modo a diferenciar determinados vinhos. Como não tememos a comparação, criámos um sistema de cores que permite ficar a saber a evolução das notas de prova agora reproduzidas em relação a provas publicadas anteriormente. Assim, verde (subiu), cinzento (manteve-se), amarelo (desceu).


Brancos

Nota: RR – Ricardo; RC – Rui; NA – Nuno; CA – Cristo; JPD - João

Tintos
Quadro 1


Quadro 2


Quadro 3


Quadro 4


Quadro 5 - Vinhos estrangeiros

Nota: RR – Ricardo; RC – Rui; NA – Nuno; CA – Cristo; JPD - João

Portos

Nota: RR – Ricardo; RC – Rui; NA – Nuno; CA – Cristo; JPD - João

5 comentário(s):

Anónimo disse...

Interessante sistematização, esta. Acaba por ser mais fácil de consultar do que em sequência de parágrafos. Acho que vale a pena manter.

rui disse...

Caro Kroniketas,

não sei porque mas a seguir a teu comentário reli as tabelas e descobrir algumas falhas:
- Este trimestre não bebi o Batuta 2003 e portanto estava errado o "5" atribuído ao meu nome (RC);
- Faltava a designação "Reserva" ao Qt. Passadouro provado pelo Nuno (NA)
- A tabela de vinhos estrangeiros sofria de arredondamento nas notas - nomeadamente no Vega Sicilia "Valbuena" as notas "3,5" estavam arredondadas para "4".

Entretanto re-publiquei as tabelas. É um preciosismo, eu sei, mas quem me conhece sabe que não ficava descansado enquanto não corrigisse os erros detectados.

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Será de mim, que estou cada vez mais cegueta, mas o pequeno tamanho dos caracteres, com excepção dos brancos e portos, desmotiva-me a ler linha a linha, coluna a coluna. Não dará para pôr as tabelas das pontuações mais legíveis? O Vosso esforço poderia ser recompensado com mais leitores, digo eu.

rui disse...

Caro JMC,

tens razão. O problema é que se quiser maior tenho que dividir por mais tabelas. A ver se faço isso.

Entretanto se clicares na tabela, esta aparece em grande numa janela própria.

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

E fizeste muito bem em corrigir, eu também sou assim, quando algo não está como eu quero mudo até ficar bem.
Claro que no espaço disponível não é possível pôr imagens maiores, mas clicando elas ampliam.

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates