Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

terça-feira, setembro 25, 2007

Visita ao Douro - As vindimas

A convite do enólogo Rui Cunha, realizámos no passado fim-de-semana uma incursão às profundezas do Douro para uma visita técnica. Durante os próximos dias iremos deixar aqui a descrição desse evento que deixou marcas difíceis de apagar, sendo que uma delas é a mudança do nome do blog para aguaacopo.blogspot.com, tanto foi o recurso a esse liquido transparente em situações complicadas. Não queria no entanto deixar de vos falar da frase que marcou o fim-de-semana: alguém, que não vou revelar quem, disse a determinada altura “Vamos embora que nos querem matar com vinho.”, referindo-se aos 35 diferentes vinhos provados durante o dia de sábado.

Falando um pouco mais a sério, queria agradecer o convite para a visita a algumas das quintas onde o Rui Cunha presta consultoria, queria agradecer a quem nos recebeu muito bem e que demonstraram que o Douro é hospitaleiro como poucos, pena é que seja só em algumas circunstâncias e que não se estenda aos turistas isolados que por lá aparecem. Queria também dizer que foi um fim-de-semana extenuante mas extremamente educativo e prazenteiro. Conhecemos enólogos, produtores, comerciais, etc, bebemos vinho feito e por fazer, falámos sobre vinho e sobre a vinha, ouvimos quem percebe do assunto, conversámos e fizemos amigos. Obrigado a todos, daqui a uns dias vamos iniciar o relato das actividades servidas em regime militar… sem direito a sesta.

12 comentário(s):

Nuno disse...

Foi sem dúvida um fim-de-semana a viver intensamente o vinho (e uma ou outra aguardente)!

Passamos por um Douro/Trás-os-Montes hospitaleiro, apaixonado e apaixonante!

As poucas horas de sono provocaram um delírio constante e alucinatório, sempre num crescendo de doce insanidade mental que nos despertavam os sentidos na mesma razão que nos baralhavam a mente.

Um muito obrigado a todos quantos nos receberam, e que teremos oportunidade de descrever em maior detalhe num futuro próximo, e um obrigado muito especial para o “enólogo Rui Cunha” que foi simplesmente inexcedível! Apenas terá pecado num planeamento demasiado ambicioso, com um ritmo difícil de seguir por estes “amigos da cidade” :)

Nuno Antunes

Pingas no Copo disse...

Pessoalmente, tive muita pena de não poder ir, mas tive que declinar o convite, por motivos de saúde do meu pai.
Ficarei à espera de ler aquilo que perdi.

Abrações para vocês todos.

PS-O Saca-a-Rolha tinha-me dito, em termos gerais, o que se ia passar. :)

VinhoDaCasa disse...

Também tive pena de não ir...
O Rui Cunha tinha-me enviado o convite e o programa e só de o ler fiquei com água na boca...
Enfim... Tive o "azar" de andar 2 fim de semanas fugido de casa, um nos Douro Boys no Aquapura e outro, com o JoãoRico na Niepoort e na Quinta da Pellada...

Tenho uma mulher cá em casa que não me deixou fugir...

Caros do Vinho a Copo, podem é quando vierem ao Porto dizerem qualquer coisa... Já é a segunda vez que cá vêm e nem dizem nada. Enviei-vos inclusivamente um e-mail.

Um abraço

João de Carvalho disse...

Ena parece que afinal foi tudo convidado. Eu infelizmente não deu para estar presente.

Tinha faz bastante tempo em agenda uma acção de formação sobre Borgonha e Bordéus que não me deu para mudar.

Frexou eu quando for ao Porto digo-te qualquer coisa.

VinhoDaCasa disse...

"Tinha faz bastante tempo em agenda uma acção de formação sobre Borgonha e Bordéus que não me deu para mudar."

Pois! há gajos com sorte!
Tu e o Chapim são uns deles!

Pingas no Copo disse...

C'um caraças parece que passamos ao lado de um "encontro de eno-blogs" no Douro que podia ficar para a história!
C'um caraças!

teste disse...

O Nuno do Saca-a-rolha disse-nos que alguns dos convites que ele endereçou (em nome do Rui Cunha) foram, por um motivo ou por outro, recusados. Foi pena, poderia ter sido ainda mais interessante contar com a presença de gente que gosta realmente destes convívios.

De qualquer das maneiras, penso que, apesar do desespero por uma sesta, demos bem conta do recado, com excepção do Nuno do Saca que andou de dieta para ver se cabia no carro na volta para baixo, ainda pensámos em trocá-lo por umas garrafas de vinho, mas ele é porreiro e lá acedemos a traze-lo.

NOG disse...

Foi, efectivamente, uma óptima visita técnica. Outras virão (e pelos vistos têm vindo a suceder...).

Quanto a eu ter feito dieta, nego totalmente semelhante coisa. Outros sim não sabiam o que fazer (e para onde se virarem) com tanto vinho de qualidade.

N.

teste disse...

Houve até quem não dormisse... e depois a desculpa era que o cão ladrava e tal.

Um abraço ao Nuno que não deixou, de facto, os seus créditos por copos alheios.

rui disse...

Caro Frexou,

o Douro Vinhateiro não fica na cidade do Porto! Vocês já abarbataram a designação "Porto" ao generoso da região, não queiram tb fazer do Douro o quintal da cidade do Porto.:)

Só nós é que sabemos o que tivemos que andar para mover-nos de quinta para quinta e nem do Porto estivemos perto.

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Logo no fim de semana que escolhi para visitar a Estremadura. De qualquer maneira agradeço o convite do Rui. Pelo que posso ler tardio, mas de qualquer maneira agradeço.AJS

Fernando Santos disse...

Boas,

Deviam arranjar um método de terem suplentes, quando uns falham têm sempre uns quantos em bicos de pé à espreita de oportunidade! Eu por exemplo... ;)

Abraços
Fernando

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates