Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

sexta-feira, maio 16, 2008

Faleceu Robert Mondavi

Robert Mondavi - Foto de Ken Hanson - WinespectatorFaleceu ontem, dia 16 de Maio, aos 94 anos de idade um dos mais importantes produtores de vinho dos Estados Unidos e mesmo do mundo. Robert Mondavi construiu um império vinicola a partir da sua base em Napa Valley na Califórnia.

O criador do famoso Opus One, juntamente com o mítico Baron Philippe de Rothschild, Robert era o símbolo da força do vinho americano perante o mundo, era provavelmente a figura mais respeitada e ao mesmo tempo mais odiada do mundo do vinho, em virtude da sua ambição de produzir o seu estilo de vinho em todo o mundo. O documentário Mondovino, de Jonathan Nossiter, é disso o melhor exemplo.

Filho de emigrantes italianos, Robert viveu toda a sua vida no meio do vinho, uma vez que o seu pai começou desde cedo no negócio da uva, criando assim um negócio de familia do qual Robert viria a sair por desavenças com os seus irmãos. Em 2004, a Robert Mondavi Winery foi vendida por Mil Milhões de Dólares à empresa Constellation Brands, em virtude de uma enorme recessão que teve início no 11 de Setembro. No final da sua vida, Robert dedicava-se aos projectos mais pequenos que os seus filhos iniciaram depois da venda da empresa da familia.

Quer se goste ou não, Mondavi é ainda hoje um nome mítico na enologia mundial, e é uma grande perda para o mundo do vinho o desaparecimento deste senhor do vinho.

4 comentário(s):

Anónimo disse...

Caríssimos, o que vou escrever não está relacionado com a notícia em questão, não obstante o meu maior respeito por esse grande Sr de Napa Valley. Escrevo neste espaço, na esperança de acabarem por ler e de me responderem a um e-mail que vos enviei faz muito, muito tempo, pedindo-vos umas dicas e comentários. Fica aqui o meu endereço noncenonce@hotmail.com.

rui disse...

Caro,

nós tentamos responder a todos os mails. No entanto, recebemos muito junk-mail que nos enche a a caixa de correio e eventualmente o teu mail foi considerado spam e entretanto apagado.

O melhor é enviar-nos novamente o email.

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Bom, já enviei o mail... não o considerem como spam...
Abraço
Carlos

teste disse...

Caro Carlos,

acuso a recepção do email. Iremos responder brevemente.

Agradeçemos desde já o contacto.

Um abraço,
RR

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates