Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Coincidências?

Cheguei a casa e para surpresa já lá estava ela: a Revista de Vinhos do mês de Setembro. Ao dia 20, temos um novo record?

Ao fazer a primeira passagem, detive-me em dois pontos: Painel de Prova e Loja de Vinho. O painel de prova é dedicado aos LBV e a loja de vinho apresentada é o restaurante-garrafeira “Veneza”. Leio os dois com interesse. O primeiro versa sobre os vários tipos de LBVs (não filtrados, filtrados, bottle matured) e depois apresenta uma classificação da prova de quatro dezenas destes vinhos. O segundo versa sobre as qualidades extraordinárias dessa garrafeira, e também restaurante, escondida no Algarve.

Acedo à Internet e verifico que os dois últimos posts do mês de Agosto do nosso blog foram: “Veneza” e “LBV’s: filtrados vs. não filtrados”. Mais, imediatamente antes destes, eu tinha dado os parabéns à RV pela sua edição nº 200.

Mau, sentei-me a pensar e cheguei à conclusão só existem quatro razões para esta coincidência:

- Teoria do Caos – esta advoga a aleatoriamente dos acontecimentos e como tal esta coincidência deveu-se factores que não se podem explicar mas que conjugados levaram à semelhança de temas tratados. Existe quem lhe queira chamar sorte enquanto outros preferem chamar-lhe azar.

- Teoria da Conspiração – esta advoga (e é a minha preferida) que existem motivos escondidos por detrás desta coincidência. Um conluio entre as partes: ora nós elogiamos a RV e tratamos os mesmos temas de modo a garantir um reforço da exposição nos media desses mesmos temas. Pode-se mesmo alvitrar um eventual pagamento em LBVs pelo Veneza por este “jeitinho”.

- Teoria do Narcisismo Absoluto – esta advoga que neste momento é o blog vinhoacopo.blogspot.com que dita o panorama vinícola em Portugal. Os posts publicados aqui no blog passam a ser as novidades e os temas “quentes” a tratar pela publicação referência. Pode-se mesmo avançar os títulos de alguns dos temas da edição de Outubro da RV: “Aniversário do João Pedro: uma festa de arromba”, “Guias de Vinhos Internacionais: a realidade distorcida”, “Feiras de Vinhos: hipermercados em promoção” e “Coincidências: 4 teorias explicativas”.

- Teoria do Tudo Tem Uma Razão de Ser – esta advoga que existe uma explicação lógica para os temas tratados pela RV. O jornalista da RV foi em Agosto de férias para o Algarve, e como já tinha ouvido falar do Veneza em fóruns de discussão ou através da recomendação de amigos, aproveitou para visitar a garrafeira e fazer a reportagem. Antes do final do ano e do artigo sobre o vintage 2004 (edição de Novembro ou Dezembro) convêm, em jeito de aquecimento, preparar o “palato” dos leitores com os LBVs. Esta teoria assume a premissa que há explicações mais fraquinhas que outras.

16 comentário(s):

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Caro Rui

Eu subscrevo a Teoria do Narcisismo Absoluto, para mim é a que mais sentido faz

Um abraço

JTMB

João disse...

Rui,

Acertás-te em cheio.

Nunca o plágio foi tão evidente.

Ou nos oferecem uma garrafa de cada prova efectuada pela RV ou então temos de avanças para instâncias superiores.

Um abraço

JP

rui disse...

João,
o plágio pode-se incluir numa nova teoria (que vem ganhando força em alguns quadrantes da nossa sociedade): Teoria do Roubo Descarado.

:)
RC

Anónimo disse...

Carissimos,
tenho uma duvida? Quando a mais representativa revista de vinhos em Portugal plagia descaradamente este blog é altura de perguntar para quando o vinho a copo em papel?
Um abraço, e votos de boa sorte

teste disse...

Os copos de papel, não são grande coisa para o vinho... acho que se desfazem.

Anónimo disse...

De facto desfazem-se, mas têm mais saida.

Pipas "De Carvalho"

Anónimo disse...

Há portanto aqui muito talento não devidamente aproveitado.... nem reconhecido!
Rapazes, não se levem demasiado a sério.
Têm alguma ideia do tempo que leva a produzir uma revista? Para uma revista que saiu agora, na melhor das hipóteses o texto deve ter sido escrito há mais de 2 meses. E como as garrafas não se apanham nas árvores, calculo que tenham sido pedidas muito antes disso.
Sorry pelo ego!

rui disse...

Caro JGR,

Pensava eu que toda a gente iria perceber que o meu post não era para levar a sério. Foi uma brincadeira. Aliás, a Teoria do Narcisismo Absoluto é uma paródia a mim mesmo e ao blog. É verdade que não coloquei smiles [:)] no final de cada frase, no entanto, pensava eu que se percebia a minha intenção.

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Mais que previsivel, pois a Revista dos Vinhos quase todos os anos por Setembro lança uma prova com LBV... talvez devam apostar para Novembro numa prova de GRANDES VINHOS PARA O NATAL... e depois em DEZEMBRO repetem a mesma piada.

Tirando isto... provem vinho.

teste disse...

A mim parece-me que aqui um problema de sentido de humor que vai variando de pessoa para pessoa. Como tal vou escrever este comentário com algumas ajudas.

[modo sério on]
Quem nos conhece, e em particular ao Rui, sabe que nenhum de nós se leva a sério, e apenas fazemos isto por piada e por puro gozo. Se alguns dos leitores estão habituados a lidarem com pessoas que provam vinho (e que escrevem sobre isso) e que se acham os maiores do mundo, peço-vos que não transportem essa análise para nós. Volto a afirmar uma frase que já escrevi vezes sem conta: somos consumidores sem qualquer tipo de ambições a ser mais do que isso. Não esperamos ser críticos de vinhos, não esperamos vir a escrever nenhuma revista, nem nenhum livro.
[modo sério off]

[modo muito sério on]
Esclarecimento, o post do Rui é uma piada para falar sobre uma coincidência engraçada que encontrou quando chegou a casa e leu a revista de vinhos.
[modo muito sério off]

[modo humor ligeiro on]
Se calhar vou escrever um post sobre os vinhos para o Natal.
[modo humor ligeiro off]

RR

rui disse...

Ricardo,
Se é verdade que a mim não me levo muito a sério, existem outras coisas que levo muito a sério: os amigos, a boa educação, a inteligência de raciocínio, a coerência de ideias e a capacidade de rir de nós próprios.

Este é o último comentário que faço justificativo deste post. Para mim está claro o que pretendia com o mesmo: desanuviar e entreter. Lembrando as palavras do João Roseira num comentário a outro post: “Será que os blogs vão ficar todos muito sérios?”. Ao que eu respondo: enquanto eu conseguir, no nosso blog o humor vai imperar. É um sinal de inteligência!

RC

Anónimo disse...

Esqueceu-se da mais óbvia e realmente importante: a teoria do sincrodestino do médico e esritor indiano Deepak Chopra, segundo o qual as coincidências são mensagens oriundas do domínio universal da consciência e que se soubermos tirar partido disso conseguimos criar aquilo a que chamamos de «boa sorte.»

Confuso ? Nem por isso ! Medite sobre a coincidência e encontre a sua boa sorte.

Anónimo disse...

Plágio seria se lá estivesse escarrapachado ipsis verbis o vosso artigo. Parece-me que apenas falaram dos mesmos assuntos, sem garantias de que tenha sido aqui que vieram buscar as ideias. Se vieram acho que vocês devem ficar bastante contentes por uma revista tão conhecida e reconhecida espreitar o vosso blog e achar que tem pernas para andar! Não é uma teoria muito mais agradável? :)

rui disse...

Até podia ser mais agradável, mas não era polémica e muito menos engraçada (sempre foi o objectivo inicial do post).

Um post que era para ser engraçado (a falar pouco de vinho, é verdade) acabou por ser dos mais polémicos aqui no nosso blog. Nem o rocambolesco da coisa, a excessiva paranóia e o exagero flagrante foi suficiente para as pessoas perceberem que se tratou de uma brincadeira. O “plágio” referido pelo João (membro deste blog) foi mais uma acha para fogueira, um continuar da brincadeira, ao qual eu respondi com mais uma teoria exageradamente descabida.

Se calhar este “equívoco” entre escritor/leitor é que é engraçado e eu ainda não me apercebi!

Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Não é equívoco nenhum. Da mesma forma que o escritor brincou, o leitor agarrou na deixa e brincou um pouco tb! Onde está o problema. Parece que a polémica está na vossa cabeça. Não era suposto levar para a brincadeira? Foi o que aconteceu! ;)

rui disse...

ok. Pelos vistos o equívoco continuou, só que agora fui eu o leitor. Tb me acontece. :)

Um abraço,
RC

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates