Vamos concretizar um sonho! Vota Luís Pingu Monteiro!

segunda-feira, janeiro 29, 2007

VinhoaCopo.blogspot.com: Um Ano Depois

Nenhum de nós imaginava que o blog iria assumir o perfil que tem hoje quando há precisamente um ano atrás o Ricardo colocou o nosso primeiro post. Provavelmente o post mais curto da nossa existência. Surgida a ideia num jantar comemorativo do aniversário do Nuno, esse simples primeiro post foi o arranque do que é hoje o vinhoacopo.blogspot.com. E como todas as coisas precisam de ter um começo, o nosso “big-bang” não foi mais do que um estalido de Carnaval. Track!

No início a ideia não era mais do que escrever sobre alguns assuntos que invariavelmente discutíamos quando nos encontrávamos à mesa por detrás dos copos. Nesse dia, já espiritualmente imbuídos daquela força de vontade que o vinho nos dá, decidimos criar um blog sobre vinho. Fácil. Estávamos numa altura em que ter um blog fazia de nós “gente” e pensámos que este, pelo facto de sermos cinco, não iria padecer do mesmo mal que os nossos anteriores “projectos” pessoais: morte súbita após dois meses de existência! O nome foi logo ali decidido – aproveitou-se uma “catch-phrase” que estava muito na boca dos consumidores de vinho e desse modo pensámos que resultaria fácil às pessoas a sua lembrança. À noite, o Ricardo, quando chegou a casa, criou o blog, colocou o post e, com isso, escreveu esta introdução.


Tirando o Ricardo, que ainda assim não é muito assíduo, nenhum de nós tem particular vocação para participar em fóruns de discussão(incoerente?) e, por isso, na altura, tirando o projecto “5às8” não conhecíamos mais nenhum site/blog português a falar de vinho na Internet. Assim, não tínhamos modelos ou referências a seguir ou a evitar. Desde os primeiros posts que nos afastámos do conceito “um post por vinho provado” para adaptarmos um perfil diferente: discussão livre de factos, falácias, noticias, novidades, ideias, pensamentos sobre o vinho e o que o rodeia. Sempre, sem outra agenda que não o fazer pensar o leitor e partilhar com ele o que nos vai na alma.

Já não me lembro como é que fomos descobertos mas a verdade é que em menos de nada já tínhamos links para uma grande parte dos blogs existentes sobre vinho e estes retribuíam com um link para o nosso. As visitas sucediam-se e, aproveitando a marca dos 100 visitantes por dia, alterámos o visual do blog para a roupa que hoje enverga. Está prometida uma nova mudança de “look” para quando atingirmos as 1000 visitas por dia. Previsão: 2015.

Entretanto tivemos outros momentos marcantes, entre eles refira-se o Dão/Douro em Maio porque conhecemos alguns dos nosso colegas de escrita na blogoesfera (Pingas no Copo, Saca a Rolha e Copo de 3), a reportagem da Revista de Vinhos sobre a comunidade bloguista em Portugal na qual figurámos, e o mais recente foi o 1º Jantar Enobloguista efectuado há cerca de duas semanas. Um ano muito positivo em que se fizeram novos conhecimentos e cujas experiências vividas contribuíram bastante para a nossa contínua aprendizagem. Acreditamos que neste percurso não agradámos a todos mas isso era previsível e esperado por nós quando, conscientemente, escolhemos adoptar uma postura bastante opinativa, honesta, frontal, sem pretender agradar a todos ou apenas a alguns considerados mais importantes ou intocáveis. Tudo é passível de ser questionado, inclusive nós.


Como prometido no post anterior, temos algumas novidades para apresentar: duas iniciativas que se pretendem recorrentes aqui no blog. O objectivo é trazer mais conteúdos para o blog. Reconheço que o habitual post semanal é pouco.

Noticias da semana trazidas pela Academia do Vinho. Propusemos à Academia do Vinho aproveitar a newsletter, que esta gera com noticias sobre vinho, para efectuarmos um post semanal com as noticias mais importantes e relevantes. Em princípio será fixado à terça-feira. Esta parceria com a Academia do Vinho é um acordo de amigos em que recebemos informação em troca de divulgação de formação. É coisa que não nos custa nada, até porque, é algo que nós sempre aqui defendemos. Mais formação. Mais conhecimento.

Ideias dos Outros. Disponibilizar este espaço para quem queira aqui colocar um post sobre uma ideia ou um pensamento, desde que não seja ofensivo (quer gramaticalmente, quer pessoalmente). Pretendemos incentivar que os nossos leitores façam ainda mais parte do blog. Os textos deverão ser enviados para o nosso mail e nós em vosso nomes (não se aceitam anónimos, terá que haver um nome ou um nickname) publicamos o texto. A periodicidade desta iniciativa estará dependente do ritmo da recepção do vossos mails. Se não chegar nenhum, mata-se à nascença esta ideia.


Esperamos que este ano que se avizinha nos traga mais experiências, mais amigos, melhores provas, mais conhecimento, mais discussão e mais leitores. Sim, não sejamos hipócritas. Se não fosse para obter feedback de vocês não estaríamos aqui a escrever. Deixávamo-nos estar à mesa a beber e a discutir. Ninguém escreve só pelo prazer de fazer deslizar a caneta, em movimentos mais ou menos rotineiros, numa qualquer folha de papel. Ou, neste caso, matraquear as teclas do portátil.

Um grande abraço,
Equipa VinhoaCopo.blogspot.com


P.S. Quem quiser fazer um post aqui no nosso blog não tem necessariamente de fazer posts tão longos como os meus. Eu é que tenho este defeito. :)

9 comentário(s):

Blog De Vinis disse...

Muchas felicidades a todos por haber llegado aquí y con tanto éxito!!! En este mundo todos somos "jóvenes" y todos aprendemos mucho de todos: qué gran ventaja y qué bonito. Yo aprendo mucho de vuestros comentarios sobre los vinos portugueses.
Afelante, y un abrazo!
Joan

Chapim disse...

Caros,
desejo-vos todo sucesso para este blog de referência no panorama vínico!!

Boas provas e mais encontros!!

NOG disse...

Muitos parabéns. Para além de um óptimo blog, vs são todos ("camisola-amarela" inclusive) uns tipos fantásticos.

N.

rui disse...

Ó Nuno, então tu vens para aqui dar cabo da nossa reputação? Nós que dizemos mal de tudo, disto e daquilo, e agora, tu chegas e dizes que somos uns gajos fantásticos? Qualquer dia já ninguém nos respeita! :)


Um abraço,
RC

Anónimo disse...

Parabens pelo resultado deste ano. Estou seguro que o próximo vai ainda ser melhor. AJS

NOG disse...

LOL

É verdade que a v. pontuação nem sempre combinou com a minha (talvez nem seja uma questão de pontuação, mas sim de "gosto pessoal").

Mas tudo isso nada importa.

Vs são uns tipos fantásticos! Isso sim é importante.

N.

João Barbosa disse...

Um ano? Então, parabéns e que venham pelo menos mais 100! saudações

Anónimo disse...

... Nós estamos cá para ler e para vos julgar. Parabéns pelo blog. Como diria o outro, "que a força esteja convosco.."
Boas pingas para todos!!! e já agora, do bom...

Anónimo disse...

Parabéns e longa vida. Para vocês e para nós também.

Template original desenhado por Dzelque Blogger Templates